Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;
porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Ministro(a) de Louvor, qual a sua Motivação?

Há uma palavra que é muito pouco utilizada em estudos bíblicos, congressos, pregações, seminários, etc, a qual quero trazer a luz neste estudo. Esta palavra é Motivação.. Motivação como objetivo, propósito, finalidade, etc. Esta palavra é muito importante para nós, Ministros(as) de Louvor.

Eu vou explicar o porquê: Você já se perguntou qual a razão de você estar subindo no púlpito ou num palco para cantar louvores, tocar algum instrumento ou ministrar? Você já se questionou sobre tua motivação em relação a isto? O que te leva a fazer tal serviço?
Muitas vezes nos esquecemos do nosso verdadeiro chamado de Deus e acabamos sendo ofuscados por objetivos e propósitos diferentes dos de Deus. Acabamos tendo a MOTIVAÇÃO ERRADA!

Vamos estudar um pouco mais sobre isto. Observe abaixo as principais motivações erradas e os problemas causados por cada uma delas:

1 - Fama e Popularidade - Esta é uma motivação errada que encontramos facilmente por aí. Muitos cantores e músicos que recebem um chamado de Deus, desviam-se de Seu propósito e acabam cantando com suas preocupações baseadas nas pessoas. Muitos deles sonham estar no "auge", ao invés de pôr Jesus no auge! Como a Palavra de Deus diz: "Convém que diminua eu e que Cristo cresça mais e mais,..."(Jo. 3:30)! Muito cuidado, às vezes queremos ser populares dentro de nossas próprias igrejas...
2 - Dinheiro - Esta é uma motivação perigosa. Tem gente que só canta se for pago, e muitas vezes, muito bem pago! É o que chamamos de "estrelas". O problema é que às vezes o nome do Senhor é envergonhado, pois muitos não querem nem saber em ganhar almas, ter uma vida cristã reta, dar bom testemunho, mas sim, receber o cachê em dia. Muitas vezes as suas vidas não sustentam as letras das músicas que cantam. É aí que a Palavra de Deus vem bem a calhar: " Buscai PRIMEIRO o reino de Deus, e a sua justiça e as demais coisas vos serão ACRESCENTADAS" (Mat. 6:33). Portanto, a nossa motivação como levitas jamais pode ser o que vamos RECEBER e sim o que podemos DAR!
3 - Reconhecimento - Muitas vezes buscamos reconhecimento próprio, fazendo isto inconscientemente. Subimos para ministrar louvor esperando receber elogios e bons cumprimentos. Este é um grave problema pois o cantor ou músico pode se magoar ao ouvir: "Hoje o louvor não estava bom!", "Hoje vocês não tocaram muito bem!" ou "O grupo de louvor da outra igreja é melhor que vocês!". Se a motivação do ministro de louvor for reconhecimento próprio ele sempre estará entristecido, pois na igreja sempre haverá pessoas dispostas a elogiar e a criticar, e sempre haverá gente melhor do que ele naquele serviço. Não importa o que as pessoas falem, faça o seu serviço com sinceridade a Deus!
4 - Mostrar que sabe - Muitos levitas caem no erro de estar motivado a mostrar que sabe fazer, a mostrar que sabe cantar ou a mostrar que sabe tocar. Isto acontece geralmente em grandes eventos, congressos ou quando você sabe que os músicos e cantores de outra comunidade estão visitando sua igreja. Não tente negar, isto já aconteceu comigo e contigo! Realmente esta motivação acaba nos pegando de surpresa, e quando nos damos conta, já estamos tão empolgados fazendo arranjos que nunca ensaiamos ou tentamos fazer... tudo para nos mostrar. Devemos fugir desta motivação, procurando nos concentrar em Deus, que deve ser o alvo de nossos louvores!

Querido(a) irmão(ã), muitas vezes estamos fazendo a coisa certa, com a motivação errada! Muitas vezes estamos fazendo tudo certinho, mas com um propósito que não é o de Deus.

Como você pode notar, em todas as motivações erradas Deus parece ser colocado de lado. As pessoas com motivação errada são egoístas, e usam o dom que Deus deu pensando em si mesmas...

Gostaria que refletíssemos bastante sobre este assunto. Nunca esqueçamos que Deus é o auditório, e Ele está sempre pronto a ouvir nossos cânticos. Ele prometeu que estaria no meio dos louvores do seu povo "Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel" (Salmos 22:3) . Aleluia!

Adaptado do Site - O Melhor do Louvor, http://www.melhorlouvor.hpgvip.ig.com.br/levitasqualasuamotivacao.html

Nenhum comentário: