Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;
porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

"Nunc Dimittis"... (Lc 2:25-35)

Esta é a tradução latina para o Cântico de Simeão, já que são as primeiras palavras que iniciam esse "canto religioso" ou "hino em ação de graças".

Os Cânticos permeiam as Escrituras Sagradas como:

a) Cântico de Moisés (Ex. 15), (Dt 32);
b) Cântico de Débora (Jz 5);
c) Cântico de Ana (1 Sm 2);
d) Cântico de Davi (2 Sm 22);
e) Cântico de Ezequias (Is 38);
f) Cântico de Maria (Lc 1:46);
g) Cântico de Zacarias (Lc 1:68);
h) Cântico dos anjos (Lc 2:13);
i) Cântico de Simeão (Lc 2:29);
j) Cântico dos redimidos (Ap 5:9);
k) Cântico de Moisés e do Cordeiro (Ap 15:3).

Além desses Cânticos, há também o Livro de "Cântico dos Cânticos" nas Escrituras Sagradas, título hebraico extraído do primeiro versículo, que significa o mais excelente dos cânticos. Também intitulado por Cantares de Salomão, autor do mesmo (Ct 1:1), dentre os 1005 Cânticos que escreveu (1 Rs 4:32).

O Livro de Cântico dos Cânticos é a melhor de todas as canções, um trabalho literário de arte e uma obra-prima teológica. No século II, um dos maiores rabinos, Akiba ben Joseph, disse: "No mundo inteiro, não há nada que se iguale ao dia em que o Cântico dos Cânticos foi entregue a Israel".

No Cântico de Simeão (Lc 2:25-35), ele profetizou que Jesus traria duplas conseqüências à Israel: alguns cairiam por causa d'Ele (Is 8:14,15), enquanto outros seriam elevados (Ml 4:2). Não é possível manter-se neutro em relação a Jesus; as pessoas O aceitam alegremente ou rejeitam-No.

Embora Simeão e Ana fossem muito idosos, jamais perderam a esperança de que veriam o Messias. Guiados pelo Espírito Santo, eles estão entre os primeiros a dar testemunho sobre Jesus. A nossa sociedade hoje valoriza mais a sabedoria dos jovens do que a dos anciãos; como cristãos devemos inverter esses valores.

Deus sempre responde à oração, mas a sua maneira é em seu tempo: (Sl 90:4).

Muitos que oraram e aguardaram o Messias não chegaram a vê-Lo. Certo dia, porém, o Senhor permitiu que essas duas pessoas idosas e fiéis O vissem, O louvassem e se regozijassem...

"Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a Tua Salvação..." (Lc 2:29,30).

Revda. Teresa Julieta de Paula Menezes Catão é Presbítera na Diocese do Recife; membro da Equipe Pastoral da Paróquia Anglicana do Semeador, no Arcediagado Norte da Diocese.

A Loucura da Fé Cristã


"Nós somos loucos por causa de Cristo..." (I Coríntios, 4.10a)


Para o cristão, a Fé é mais do que uma ponte sobre o desfiladeiro das dificuldades, é o que o impulsiona a caminhar sobre qualquer impossibilidade... Sem dúvida alguma seria Loucura, aos olhos humanos, Abraão sacrificar a vida do seu único filho, mesmo cumprindo uma ordem do Deus Altíssimo. Mas Abraão não pensou assim quando disse ao seu filho: “Deus proverá para Si, meu filho, o cordeiro para o holocausto...” (Gênesis, 22.8). Até então, Isaac, seu filho, era o sacrifício em pessoa. Abraão não via saída, mas pela "loucura da Fé", acreditava que o Senhor lhe mostraria uma...

Será que não foi "loucura" Raabe arriscar-se para ajudar os espiões de Israel (Josué, 6.17)? Exatamente isso, loucura humana! Mas ela simplesmente entendeu que acreditar no Deus de Israel seria a sua única chance de sobrevivência; aí foi fácil entender, e provar, que muito mais do quanto os espiões dependiam do seu favor, ela dependia desesperadamente do favor do Senhor!

Nos nossos dias, somos desafiados a atravessar pontes e mais pontes por cima de inúmeros desfiladeiros e rios turbulentos; desafiados a confiar no Senhor, e abrir mão das nossas próprias forças, expectativas, ou recursos. Dia a dia somos chamados a servir-Lo, mesmo não havendo "vaga na nossa agenda", e estando tão cansados e envolvidos com a urgência dos afazeres desse mundo...

... Quantas vezes somos chamados à loucura de entregar ao Senhor algo de valor pessoal, exatamente nos momentos em que estamos mergulhados em inúmeras necessidades, e até dívidas? Sempre que a nossa fé é provada, e agimos com fidelidade, provamos a resposta que vem do Alto! É na Fé viva aonde encontramos força e coragem suficientes para sermos hábeis na caminhada sobre as muitas pontes dessa vida, sem nos impressionar com os desfiladeiros das nossas impossibilidades.

Que em meio aos desafios de andar por Fé, sejamos constantes, e não ocasionalmente cristãos...


Rev. Ricardo César Vasconcelos
Igreja Presbiteriana da Penha (RJ)
Primeira Igreja Presbiteriana Unida do Recife (PE)

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Transparência no Ministério

Músicos que desejam se tornar bênçãos em seus grupos musicais nunca devem negligenciar uma vida transparente e de intensa comunhão.

Melhor é a repreensão aberta do que o amor encoberto. (Provérbios 27.5)

Músicos que desejam se tornar bênçãos em seus grupos musicais nunca devem negligenciar uma vida transparente e de intensa comunhão. Todas as alegrias, lutas, dificuldades, vitórias, fraquezas etc., quando possível, devem ser compartilhadas com o líder e com os companheiros de ministério. A vida do músico cristão deve ser um verdadeiro livro aberto, especialmente no grupo em que ele vive. As Escrituras Sagradas nos ensinam: “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação” (Tiago 5.16).

A falta de transparência pode se tornar um problema sério. Há alguns meses atrás enfrentamos este problema na área musical de nossa igreja. Apesar de ser um dos líderes, eu sabia muito pouco sobre a vida de alguns companheiros de ministério. Com algumas pessoas eu tinha pouca intimidade. Sendo assim, eu não pude defende-los quando eram atacados ou acusados pelo inimigo. Leia I Samuel 34,35 para saber como Davi defendia seu rebanho.

Quando há falta de transparência no rebanho, o pastor não pode defender suas ovelhas. Certa vez alguém me questionou: Como você pode deixar fulano subir para cantar se na semana passada ele cometeu aquele pecado? Eu respondi: “Que pecado? Não estou sabendo de nada?”. Muitos líderes hão de convir comigo que às vezes eles são os últimos a saber dos problemas do grupo, e mesmo assim, através de fofocas e palavras distorcidas. Quando um discípulo é transparente com seu discipulador o relacionamento se torna mais saudável. Eu estou tendo privilégio de escrever sobre isto porque tenho vivido esta verdade aqui em minha igreja. Há algum tempo atrás uma pessoa me fez a mesma pergunta que lemos anteriormente: “Você vai deixar fulano tocar? Ele deixou mau testemunho naquela reunião!”. Eu respondi: “Eu já sei o que aconteceu e não foi nada disso que você está pensando. Foi um mau entendido, não se preocupe. Já estou tratando de minha ovelha”. Quando há transparência o discipulador pode defender e orar pelos seus discípulos.

Em várias situações desfrutei da bênção de contar às minhas ovelhas os meus problemas e fraquezas. Eles também compartilharam comigo suas vidas. Assim podíamos orar com objetividade uns pelos outros, e confiar uns nos outros. Tudo fica melhor quando nossa vida é aberta diante dos nossos irmãos, e diante de nossos líderes. Um enorme peso de nossos ombros é retirado quando nos dispomos a ter uma vida transparente. Em Hebreus 4.13 lemos: “E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas”.

Lute pela transparência na sua igreja... pode ter certeza que ela trará confiança, comunhão, intimidade, e unção de Deus...

Um abração em Cristo Jesus, Ramon Tessmann
http://www.ramontessmann.com.br/
ramon@vidanovamusic.com

sábado, 17 de novembro de 2007

Visita do Clave de Fé ao "Seu Severino" (vovô)

Olá amigos, a paz do Senhor Jesus!
Gostaria de registrar neste nosso espaço a visita do Clavé de Fé a meu avô, seu Severino, um senhor de 84 anos, bem vividos e que agora, no finzinho da vida, pode conhecer o senhor Jesus e entregar sua vida a Ele.

Meus amigos, meu avô participou do cursilho de cristandade no ano passado, foi lá que ele conheceu nosso Deus maravilhoso, até me lembro que, antes de ir ele me perguntou "e quando eu voltar já serei crente?", limitei-me a rir de sua pergunta e esperei a ação do Espírito Santo sobre a vida dele pois meu avô se dizia ateu. Acredito que Deus tenha dado uma risadinha também quando ele fez essa pergunta e respondeu "sim seu Severino, você será crente..."

Meu avô em meados de junho desse ano sofreu um AVC mas graças a Deus, após um longo período hospitalizado sobreviveu e seu quadro é estável. Ele está fazendo fisioterapia, fonoaudiologia e coisas mais para sua plena recuperação.

Na última quarta-feira, o Reverendo Flávio, eu, Dimas, Dinho, Cristina e Sandra estivemos na casa do meu avô, lá no bairro de Valentina. Foi muito bom, Dimas instalou o teclado, cantamos louvores, principalmente Aprendiz que ele cantou muito lá no cursilho, "estou aprendendo a amar..." era o verso que ele repetia incessantemente.

Após o período de louvor o Rev. Flávio ministrou a Palavra baseado em Ef. 3:14, falando é claro, no amor. "E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda sua largura, comprimento, altura e profundidade".

Foi muito bom mesmo e tenho certeza, do fundo do meu coração, que vovô ficou muito feliz por estar podendo ouvir a Palavra de Deus, pois há muito se queixa que não consegue mais ler a Bíblia, sua companheira desde o cursilho. Tenho fé de que Deus vai restaurá-lo para que ele possa voltar às suas atividades normais, principalmente na sua leitura à Biblia.

Por fim meus amigos quero agradecer a Deus por ter colocado em meu caminho seus servos, Rev. Flávio, Dimas, Dinho, Cristina e Sandra, pessoas que se desprenderam de seus afazeres para prestar esta solidariedade a uma pessoa muito querida minha e que estava carecendo da Palavra de Deus.

Espero que Deus possa abençoá-los em dobro, amém!