Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;
porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

terça-feira, 15 de abril de 2008

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Suportai-vos uns aos outros


Texto Bíblico: Colossenses 3.13: “Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.

Reflexão: Não há como medir o tamanho deste perdão. Se tivéssemos o cuidado de refletir na magnitude deste, não teríamos como negar perdão a quem quer que seja. Por maior que seja a ofensa, mesmo que o peso de suportar o nosso irmão seja imenso, mesmo que as nossas queixas contra estas pessoas sejam corretas, nada do que passamos, ou iremos passar, é sequer comparado ao que o Senhor passou na cruz por nós. Nenhuma “cruz” que carregarmos nesta vida, pode se igualar ao peso que foi para Jesus levar a sua, por culpa de nossos pecados. O apóstolo Paulo nos chama a outra forma de relação, aquela que valoriza a misericórdia, a compaixão e o respeito mútuo em detrimento da lei e da razão que nos incita a julgar o próximo tendo como base a nossa própria regra de conduta. Creio que o maior ensino que podemos tirar deste versículo está na expressão: “Assim como o Senhor vos perdoou”. Devemos sempre olhar para as ações do próximo como o Senhor olha para a nossa: “orando ao Pai pelo seu perdão, porque não sabemos o que fazemos”. Se nós não sabemos o que fazemos, segundo o entendimento do Senhor, por que o nosso irmão saberia? Se eles não sabem o que fazem, como nós não sabemos, então, segundo a conclusão do apóstolo Paulo, perdoai vocês também, porque são tão pecadores quanto nós, e carecem da Sua graça tanto quanto nós. Portanto, toda vez que formos emitir qualquer julgamento em relação às atitudes do outro, devemos perguntar a nós mesmos: na cruz Cristo perdoou os seus pecados? Se sua resposta for sim, será que você não poderia perdoá-lo também?

Oração: Querido Senhor, Tu enviaste Teu Único filho em nosso socorro para que por Sua vida nós tivéssemos o perdão de nossos pecados. Ajuda-nos a ter a mesma misericórdia, compaixão e amor pelo nosso próximo como Tu tiveste por nós. Ensina-nos a amar sem impor condições. É o que pedimos em nome de Jesus. Amém!


Rev. Fred Souto+
Igreja Anglicana - Diocese do Recife
Provincia do Cone Sul da América