Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade;
porque o Pai procura a tais que assim o adorem. João 4:23

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

"Nunc Dimittis"... (Lc 2:25-35)

Esta é a tradução latina para o Cântico de Simeão, já que são as primeiras palavras que iniciam esse "canto religioso" ou "hino em ação de graças".

Os Cânticos permeiam as Escrituras Sagradas como:

a) Cântico de Moisés (Ex. 15), (Dt 32);
b) Cântico de Débora (Jz 5);
c) Cântico de Ana (1 Sm 2);
d) Cântico de Davi (2 Sm 22);
e) Cântico de Ezequias (Is 38);
f) Cântico de Maria (Lc 1:46);
g) Cântico de Zacarias (Lc 1:68);
h) Cântico dos anjos (Lc 2:13);
i) Cântico de Simeão (Lc 2:29);
j) Cântico dos redimidos (Ap 5:9);
k) Cântico de Moisés e do Cordeiro (Ap 15:3).

Além desses Cânticos, há também o Livro de "Cântico dos Cânticos" nas Escrituras Sagradas, título hebraico extraído do primeiro versículo, que significa o mais excelente dos cânticos. Também intitulado por Cantares de Salomão, autor do mesmo (Ct 1:1), dentre os 1005 Cânticos que escreveu (1 Rs 4:32).

O Livro de Cântico dos Cânticos é a melhor de todas as canções, um trabalho literário de arte e uma obra-prima teológica. No século II, um dos maiores rabinos, Akiba ben Joseph, disse: "No mundo inteiro, não há nada que se iguale ao dia em que o Cântico dos Cânticos foi entregue a Israel".

No Cântico de Simeão (Lc 2:25-35), ele profetizou que Jesus traria duplas conseqüências à Israel: alguns cairiam por causa d'Ele (Is 8:14,15), enquanto outros seriam elevados (Ml 4:2). Não é possível manter-se neutro em relação a Jesus; as pessoas O aceitam alegremente ou rejeitam-No.

Embora Simeão e Ana fossem muito idosos, jamais perderam a esperança de que veriam o Messias. Guiados pelo Espírito Santo, eles estão entre os primeiros a dar testemunho sobre Jesus. A nossa sociedade hoje valoriza mais a sabedoria dos jovens do que a dos anciãos; como cristãos devemos inverter esses valores.

Deus sempre responde à oração, mas a sua maneira é em seu tempo: (Sl 90:4).

Muitos que oraram e aguardaram o Messias não chegaram a vê-Lo. Certo dia, porém, o Senhor permitiu que essas duas pessoas idosas e fiéis O vissem, O louvassem e se regozijassem...

"Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra, pois já os meus olhos viram a Tua Salvação..." (Lc 2:29,30).

Revda. Teresa Julieta de Paula Menezes Catão é Presbítera na Diocese do Recife; membro da Equipe Pastoral da Paróquia Anglicana do Semeador, no Arcediagado Norte da Diocese.

Nenhum comentário: